Os passeios fotográficos proporcionam o encontro de pessoas que curtem fotografia e viagens. Os locais escolhidos se relacionam com o patrimônio histórico, a natureza, a cidade, tradições, eventos fotográficos e eventos culturais. Nosso objetivo é treinar o olhar do fotógrafo, sua sensibilidade, criatividade e aprimoramento da técnica fotográfica, a troca de idéias e conhecimento e também aumentar o círculo de amigos.
PONTO DE ENCONTRO:
IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO NA PRAÇA JOSÉ BONIFÁFIO

Sua construção se iniciou na década de 1920, por iniciativa do Padre Antônio Ribeiro Pinto e foi concluída em 1940.

2ª PARADA: IGREJA SÃO BENEDITO
A Igreja São Benedito foi construída por iniciativa da Irmandade de São Benedito. Em 1835, os membros da congregação pediram às autoridades municipais a doação de um terreno para construir a então igreja dos negros. O local destinado ficava próximo ao cemitério, onde eram enterrados os escravos cativos.

3ª PARADA: GRUPO MORAES BARROS
Esse grupo foi criado por decreto de 5 de março de 1900, com o nome de Segundo Grupo Escolar de Piracicaba, ao qual foi dado, por decreto de 15 de junho do mesmo ano, a denominação de “Moraes Barros”, em homenagem a esse senador, que foi um dos propagadores da instrução pública na cidade.

A fábrica de tecidos “Boyes”, fundada em 1874 como Fábrica de Tecidos Santa Francisca, teve a sua origem a partir do empreendedorismo de Luiz de Queiroz. A fábrica se tornou a primeira grande indústria originalmente piracicabana, recebeu a primeira linha de telefone da cidade e, ainda, obteve o seu processo de produção por meio da força hidráulica do Rio Piracicaba. Por falta de tecnologia para subsidiar a produção demandada pela fábrica, todos os maquinários eram importados da Inglaterra. Hoje está desativada.
3º Passeio Fotográfico de Piracicaba
Quando: 30 de junho de 2024 - Domingo
Saida: 7h30 da Praça José Bonifácio - Em frente à Matriz de Santo Antonio - Piracicaba, SP (15 minutos de tolerância)
Trajeto: Praça José Bonifácio, Igreja São Benedito, Grupo Moraes Barros e Fábrica Boyes.
Custo: GRATUITO
Importante: Levem água, passem protetor solar e coloquem boné ou chapéu.
Mais informações
Cláudio Bertazzoni
Instagram: @foteiros.pira
